Tuesday, December 29, 2009

Hoje foi dia de vacina

A manhã nem começou mal, ela acordou surpreendentemente bem-disposta. Coisa rara. Em dias de escola, nunca quer sair da cama. É sempre um filme arrancá-la dos lençóis. Mas como lhe falei na prima Joana, saltou de contente.
Entretanto achei melhor dizer-lhe porque é que íamos ter com a prima ao posto médico. Expliquei-lhe que iam as duas levar a vacina da gripe. Foi nesse preciso momento que começou o drama. Fomos para o posto artilhadas de barbies e afins. Quando a enfermeira (muito simpática, por sinal) lhe disse o que ia acontecer, a coisa deu-se. Berros, gritos e pontapés. Tudinho aquilo a que temos direito e que pertence a uma valente birra.
A vacina foi dada com uma enfermeira a agarrar-lhe os pés, eu a agarrar-lhe os braços e outra a dar-lhe a dita. Demorou uns 2 segundos. Mal ela se apanhou no chão, disse que se ia embora. E assim foi. Começou a correr despida, pelo centro fora. A chorar e a refilar... a dizer mal da vida.
Quando finalmente a consegui apanhar, informou-me que nunca mais ia falar comigo. "NUNCA MAIS, MÃE! JÁ NÃO SOU TUA AMIGA."
E ficou assim, a pensar na vida, debaixo de uma mesa. E eu sentada ao lado dela, a pensar na minha vida também.
Nestas alturas o melhor que tenho a fazer é dar-lhe tempo. Deixá-la chorar. Até começar a acalmar e ai consigo conversar com ela.
Fomos para o carro ainda zangadas. Chamou-me de Má. "TU ÉS MÁ, MESMO MÁ."
Chegámos ao colégio e perguntei-lhe se podíamos fazer as pazes. Fez beiço. Disse que não. Levei-a ao colo. Aconcheguei a birra. Ficou feliz no colégio e despediu-se de mim com um beijinho e disse-me baixinho e entre dentes qualquer coisa como "JÁ SOU TUA AMIGA."

Para o mês que vem há mais. MEDO.




4 comments:

  1. Ui... Tive que me rir, eu sei que não devia, mas imaginá-la furibunda, a fugir, despida, pelo Centro de saúde fora...
    Impagável, a tua filha!
    A Constança chorou muito e ficou sentida (mas não zangada), assim na segunda dose comprei na farmácia um adesivo anestesiante. Expliquei-lhe que ia pôr aquilo para não sentir a pica e ela foi muito mais confiante. E parece que resulta. Não piou sequer durante a vacina, só começou a chorar quando a enfermeira lhe disse que já estava. (Foi a minha mãe que foi com ela das duas vezes).

    ReplyDelete
  2. a minha não foi vacinada, a pediatra nao aconselha nem desaconselha e até à data não me chamaram do centro de saude.

    ReplyDelete
  3. lol! Mega lol, e espantem-se, que me espantei tb. A birra, antes, e eu a achar q devia ter sido ao contrário para a M não ficar nervosa e tal, foi da C. +- como descreves mas a tipa ainda não fala nem foge por aé. Mas os pontapés e berros foram jeitosos. Já a M, sentou-se no meu colo, ajudou a levantar a manga e ainda disse que não tinha doido. A mim espanta-me mais que a Bia! :)

    ReplyDelete